Sessão Ordinária 16/06

16 de junho de 2025

Na última segunda-feira, dia 16/06, fizeram o uso da palavra pelo espaço da Tribuna Livre, o Rotary Club de Taquari, representado pelo Sr. José Carlos Jantsch, e o CTG Pelego Branco, representado por Laura Brandão, 1ª Prenda Mirim do CTG.

O Rotary Club utilizou o espaço cedido para divulgar a realização da “Quermesse do Rotary e Amigos”, dia 22/06, a partir das 10h, no pavilhão da OASE (junto a igreja luterana, na rua Lautert Filho, 196). O evento tem caráter comunitário, com a venda de produtos locais e artesanais, além de fervido para ser consumido no local ou retirado.

O CTG Pelego Branco foi representado pela sua 1ª Prenda Mirim que convidou a todos para prestigiarem a 55ª Ciranda Cultural de Prendas – classe regional, a ser realizada nos dias 21 e 28/06, em Bom Princípio - RS, na qual estará representando o CTG e o Município. O evento é organizado pelas Regiões Tradicionalistas, ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho-MTG, na valorização das tradições e costumes culturais regionais.

Em Sessão Ordinária, fizeram uso da palavra pelo Espaço das Lideranças os vereadores: Aldo Gregory (PP), Leco Costa (Avante), Luis Porto (PDT), Angélica Hassen (PT). Pelo Expediente Comum: Luciano Maria (PT), Sérgio Pereira (PDT), Leco Costa (Avante), Marcelo Lopes (PDT), Angélica Hassen (PT), Claudio Bastos (PDT), Aldo Gregory (PP), Luis Porto (PDT).

Na Ordem do Dia, foram apreciadas e aprovadas, por unanimidade, as seguintes matérias:

- Requerimento nº 086/25, do Ver. Cláudio Bastos (PDT), propondo voto de congratulação a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo/ Coordenação de Cultura, Sabrina Freitas, pela realização da 9ª Feira do Livro de Taquari.

- Requerimento nº 087/25, do Ver. Cláudio Bastos (PDT), propondo voto de congratulação ao Sr. André Vanderlei da Silva, patrono da 9ª Feira do Livro de Taquari.

- Projeto de lei nº 6.011/25, do Ver. Aldo Gregory (PP), que “Dá denominação ao monumento dos “Arcos”, situado na Rótula Paul Harris”. O nome ao monumento será uma homenagem ao Sr. Pedro Bruno Regner, por sua atuação no Rotary Club Taquari.

O autor defendeu o projeto justificando que a homenagem é um reconhecimento pelo trabalho de Pedro Regner à frente do Rotary Club (membro ativo do grupo e ex-governador do distrito 4680, que compreende a região desde o Chuí a Candelária). Lembrou ainda que o homenageado é o idealizador do espaço zelado e identificado pelo Rotary na rotatória de acesso a cidade.

- Os vereadores Cláudio Bastos (PDT), Luis Porto (PDT) e Angélica (PT) subiram à tribuna para endossar o apoio ao projeto e relembraram o homenageado com carinho.

- Projeto de lei nº 6.012/25, do Executivo, que “Autoriza o Poder Executivo a conceder incentivos materiais à empresa do Município, nos termos da Lei nº 1.493, de 07 de junho de 1994”. Trata-se de incentivo a empresa DL2 Autodemolidora LTDA em forma de disponibilização de 4.000m³ (quatro mil metros cúbicos) de aterro para a instalação de estrutura de 1.800m² destinada a desmontagem de veículos leves. Em contrapartida, a empresa compromete-se a gerar de 12 a 21 empregos diretos em até 02 anos, como forma de estimulação do desenvolvimento industrial do município.

- O vereador Leco Costa (Avante), com apoio da verª Angélica (PT), solicitou maiores informações sobre o beneficiário e acessos aos documentos complementares ao PL para instruir o seu voto. Por outro lado, os vereadores Luis Porto (PDT), Cláudio Bastos (PDT), Luciano Maria (PT), Aldo Gregory (PP) e Sérgio Pereira (PDT) defenderam o projeto no sentido de que beneficia ao Município no fomento ao distrito industrial, assim como de que está suficientemente instruído com pareceres favoráveis das comissões temáticas e do jurídico anexos ao projeto de lei.

- Projeto de lei nº 6.013/25, do Executivo, que “Autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio e repassar recursos à Associação Taquariense de Saúde, e dá outras providências”. Trata-se de repasse financeiro do valor de R$ 100.000,00 (cem mil Reais), em parcela única, para o enfrentamento do período de inverno em face da alta incidência de Síndrome Aguda Gripal (SAG), infecções respiratórias e exacerbações de doenças crônicas.